Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Cursos Instrumentais

No PROLEM oferecemos cursos de Inglês, Francês e Espanhol instrumentais.
O que é um curso de língua instrumental?
 
É um curso de curta duração cujo objetivo é se concentrar em habilidades específicas no aprendizado do idioma, seja leitura, conversação vocabulário ou escrita.  No caso do PROLEM o curso se concentra no aprendizado de leitura e escrita, ideais para candidatos à provas de mestrado, doutorado, pós-graduação e concursos.
Qual a utilidade do curso Instrumental?
 
Os cursos regulares apresentam a língua de forma mais abrangente, sobretudo nos primeiros níveis. Eles simulam situações comuns de fala, leitura, etc. É a língua em seu dia-a-dia, aplicada nas interações sociais mais recorrentes. A medida que o nível avança podemos construir textos mais complexos, entretanto algumas áreas, como medicina, por exemplo, requerem termos específicos da profissão. É nesta especifidade que o curso instrumental entra.
Em quais ambientes ou áreas as pessoas usam uma língua instrumental?
Ambientes de trabalho e acadêmicos as línguas instrumentais são mais utilizadas. Frases básicas de necessidades, cumprimentos, direções, por exemplo, não mudam e são gerais. Termos técnicos, entretanto, mudam de área para área, da mesma forma que a língua Portuguesa.
Por exemplo: advogados possuem um modo próprio de conversar no ambiente de trabalho, de acordo com as atividades executadas; Pesquisadores também possuem um vocabulário diferenciado.
Não se trata de um curso no qual o aluno poderá aprender rapidamente a língua para situações gerais de conversa. É um curso com objetivos específicos.

 

Não tenho nenhum conhecimento na língua ‘x’. Posso fazer o curso?
 
No PROLEM os cursos instrumentais são de Leitura, interpretação e tradução de textos técnicos e acadêmicos. Por este motivo, é desejável um conhecimento de básico a intermediário na língua, para o máximo aproveitamento.
Não pretendo prestar prova para nenhuma área neste momento. Posso cursar mesmo assim?
 
 Não há nenhum problema de cursar sem ter um contato direto com a área ou previsão de uma prova (concurso, mestrado, etc). Se você possui interesse em estudar textos e aprender a traduzi-los…este curso é ideal para você.

 

Tenho uma viagem daqui há alguns meses. O inglês instrumental poderia me ajudar?
 
Se você necessita de conhecimentos relacionados à leitura e interpretação de texto, talvez este curso o auxilie. Porém, se seu objetivo é adquirir maior conhecimento de conversação este segmento não é o mais indicado.
Oferecemos curso de conversação caso seja este seu objetivo principal.
Desejo prestar prova de concurso. O curso do PROLEM poderá me dar uma base?
No PROLEM você adquire não só uma base adequada para prestar as principais provas de concurso do país como também te auxiliará resolvendo questões de provas em sala de aula. É a oportunidade perfeita para seus estudos.