Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Português para estrangeiros

 

A língua portuguesa é falada por mais de 200 milhões de pessoas no mundo e é língua oficial em países da América do Sul (Brasil), da Europa (Portugal), da África (Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe) e da Ásia (China – Macau e Timor Leste). Também é língua oficial em blocos econômicos, como a União Europeia e o Mercosul.  Na web, o português conta com mais de 80 milhões de usuários, ganhando força no mundo virtual, produzindo conteúdo para a internet e circulando de maneira expressiva nas redes sociais. O Brasil vem se mantendo em evidência nos campos da Política, Economia, Cultura e Esporte, o que tem atraído interesse dos estrangeiros para nosso país e, consequentemente, para a língua portuguesa.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) atua na área de Português como Língua Estrangeira (PLE) desde 1985, tomando várias iniciativas no sentido de dinamizar esse campo de ensino e pesquisa em expansão. Em 1993, foi criado o Programa Português para Estrangeiros, sendo a primeira universidade brasileira a criar e a oferecer, na graduação em Letras, uma disciplina específica na área de PLE. Em 1997, passou a oferecer, no âmbito da Pós-graduação em Letras, cursos no campo de ensino de PLE, gerando pesquisa e produção acadêmica, como também contribuindo para formar e qualificar professores na área. Em 2014, foi criado o Setor de Português para Estrangeiros, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – GLC, que vem trabalhando com o propósito de dar apoio ao projeto de internacionalização da UFF.

O Curso de Português para Estrangeiros oferecido pelo PROLEM tem como objetivo levar o aluno estrangeiro a praticar o Português do Brasil falado no registro informal e formal, bem como o escrito, desenvolvendo a produção de textos de diferentes gêneros. A abordagem é comunicativa, com ênfase no componente cultural e na modalidade falada.

Prof.ª Adriana Rebello