Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Russo

 
O PROLEM oferece para o público em geral o curso de língua russa desde o primeiro semestre de 2016 no Campus Gragoatá, Niterói. O curso é dividido em níveis, sendo hoje ministrados os estágios Iniciante I e II. A carga horária é de três horas semanais, o que representa um total de aproximadamente 60 horas de aulas por estágio.
Por que estudar russo?
O idioma russo é hoje falado por mais de 270 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo idioma oficial da Rússia e um dos oficiais em Belarus, Ucrânia, Quirguistão, Cazaquistão, Moldávia, Tadjiquistão, Uzbequistão; integra a relação de idiomas oficiais de uma série de organizações internacionais, dentre as quais podemos destacar a ONU e a UNESCO (juntamente com o inglês, francês, chinês, árabe e espanhol), sendo igualmente falado em muitos países do leste europeu.
Após o fim da União Soviética e a abertura da economia da Rússia independente e dos demais países do bloco, tornou-se possível a criação de novos grupos econômicos, dentre os quais se destaca o BRICS (com a participação do Brasil, Rússia, Índia, China e República Sul-Africana). Rússia e Brasil celebraram, nos últimos anos, uma série de acordos nos setores industrial e tecnológico, bem como intercâmbios de alunos e professores de renomadas universidades. A Rússia continua sendo um dos líderes mundiais em tecnologias, ciências, pesquisas e publicações científicas.
Hoje em dia é comum ouvirmos o idioma russo sendo falando em cidades como São Paulo e Rio, na internet é possível encontrar uma grande variedade de filmes russos, músicas, vídeos, notícias, canais de tv e rádio online, etc. O interesse pela Rússia hoje vai muito além das obras literárias de mestres como Tolstói e Dostoievski. Aprender russo abre as portas para o entendimento de uma cultura milenar repleta de acontecimentos e mistérios. A Rússia é um mundo a ser descoberto e o início do descobrimento se dá através de um novo alfabeto, um código de acesso. Esperamos ver você em um dos nossos cursos. Ждём Вас.
Docente: O curso é ministrado pelo Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo-USP, Edelcio Americo, professor de língua russa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e já há vários anos intérprete dos idiomas russo e português em projetos oficiais e visitas de delegações dos governos do Brasil, Rússia, Ucrânia e Cazaquistão.