Programa de Línguas Estrangeiras Modernas

Italiano

 

Os cursos de italiano do PROLEM estão abertos a todos e são divididos em três níveis: Básico (estágios Iniciante, Fundamental I e II), Intermediário (estágios I e II) e Avançado (estágios I e II). A carga horária é a mesma para todas as línguas, portanto, cada estágio demanda três horas semanais, totalizando aproximadamente 60 horas semestrais.

“O italiano é a quarta língua mais estudada no mundo”. Esta manchete do Corriere della Sera constata a busca crescente pelo aprendizado da língua italiana, inclusive no Brasil. E é exatamente este encontro tão positivo que nos motiva: as línguas estão abertas umas para as outras; entre elas não há fronteiras.

Por que estudar italiano?

Os interesses de uma coletividade estão submetidos a motivações históricas, sociais, culturais e econômicas. Um novo período renascentista provocaria tamanha revolução no ranking dos idiomas que a Itália viraria o jogo dos competidores (evviva!). Vamos entender melhor: um dia a “segunda língua” dos instruídos foi aquela da Belle Époque e nós gostamos tanto do “abajur” emprestado aos nossos antepassados que estamos com ele até hoje. Os italianos também: ci piace parlare abat-jour! Mais tarde a elegância se tornaria démodé. Oggi tutto questo è out. Os violentos conflitos do século XX mudariam radicalmente o comportamento e os jovens transformariam a cultura. A música popular americana trouxe o baby à luz do mundo. Por aqui Gal Costa cantou bonito. Na Itália, Rita Pavone implorava:My Baby Left Me. Desde então é um tal de buon weekend, fare shopping e poi iniziare il party… Yes, mas e daí, nós temos banana! Noi spaghetti!

  Não é novidade que a culinária italiana é muito apreciada pelos brasileiros. Mas a riqueza infinita desse país em forma de bota (não por acaso Milão está lá) vai além da mesa. O italiano é mais do que um belo idioma cantabile e que nos abre o apetite, é a tradução linguística de toda a esplêndida beleza da cultura e do dolce far niente, que de niente não tem nada. É rico a ponto de agradar tanto ao mais apaixonado dos casais com toda a sua passione e dolcezza, quanto ao mais severo dos homens, porque também sabe ser robusto e vigoroso. Ou seja, a língua italiana só não é mais precisa na tradução do caráter e de todas as emoções humanas porque assim não seria emocionante. São diversos os fatores que podem determinar a escolha da língua italiana: o gosto pela culinária, pela arte, história e filosofia, relações de afeto e familiaridade, ascendência italiana, turismo e ainda, desde uma boa curiosidade ao desejo de enriquecimento cultural, visando a uma posição ainda mais privilegiada no mercado de trabalho e na vida em todos os aspectos.

O curso é ministrado por professores experientes e graduados em língua e literatura italiana, que oferecem aos alunos uma convivência mais calorosa e humana, sem abrir mão de um material didático de qualidade e dedicação profissional. A todos os novos inscritos no programa e aos nossos futuros alunos de Italiano: Benvenuti!